Apresenta O1
Juliano Acosta
Nathan Barcelos
Rafaela Borges
Rodrigo Seganfredo
O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) foi criado em 1972. Seu objetivo é coordenar as ações de proteção ao meio ambiente e promover ações sustentáveis.
O programa possui um grande número de parceiros, como outras entidades da ONU, organizações internacionais, organizações ligadas aos governos nacionais e organizações não governamentais.
O projeto busca equilibrar interesses nacionais e globais, buscando a convergências em relação a problemas ambientais comuns.
O PNUMA é a única instituição que trata exclusivamente de assuntos ambientais dentro da ONU, atuando como catalisador de ações que estimulem a conscientização e desenvolvendo atividades que beneficiem o meio ambiente através do trabalho em conjunto com outras organizações, agências e programas da ONU.
Além disso, o PNUMA tende a fazer a interação entre cientistas, políticos e líderes sociais. Buscando atingir pessoas que formem opiniões.
No Brasil, o PNUMA trabalha entre seus parceiros e a sociedade para disseminar informações sobre acordos, programas, metodologias e conhecimentos na área ambiental. Esses assuntos tendem a ser relevantes em nível global e regional.
Por outro lado, o PNUMA trabalha para promover a participação e contribuição mais frequente de especialistas e instituições brasileiras em fóruns, iniciativas e ações internacionais.
O PNUMA ainda opera, em estreita coordenação, com organismos regionais e sub-regionais, cooperantes bilaterais e outras agências da ONU instaladas no país.
Como missão, o PNUMA lidera e encoraja parcerias ambientais, inspirando, informando e preparando os povos e nações para que a qualidade de vida melhore sem prejudicar as ações futuras.
O PNUMA trabalha com uma ampla gama de parceiros, incluindo entidades da ONU, organizações internacionais e sub-regionais, governos nacionais, estaduais e municipais, organizações não-governamentais, setor privado e acadêmico,