Textos Sequencia Didatica Leitura
Que assuntos essa revista costuma tratar?
Para quem ela é escrita?
Ok olhem para a revista, vou ler algumas informações da capa e me digam se os assuntos que me falaram se confirmam ou não.
Vocês conhecem a seção fixa na revista cujo título é sempre uma pergunta começada pela expressão POR QUE?
O título da matéria que eu vou ler é Por que os insetos cantam? o que vocês sabem a respeito? o que esperam encontrar no texto como resposta? é um artigo de divulgação científica e é muito comum termos técnicos, sublinhar e verificar se há explicação. Texto 1: Por que alguns insetos cantam (LER PARA ESTUDAR)
Você provavelmente conhece o barulho de uma cigarra ou de um grilo. Mas será que já se perguntou por que esses insetos cantam e outros não? Se você é um curioso nesta área, veio ao texto certo!
Muitos insetos produzem sons, mas só alguns deles podem ser ouvidos pelo homem. Para captar a explicação a seguir, você precisa saber que hertz (Hz) é a unidade de medida som. Agora, entenda: o nosso aparelho auditivo capta sons na freqüência de 20Hz a 20.000Hz, enquanto os insetos produzem sons numa freqüência que varia de 1 Hz e 100kHz. Eis a razão pela qual só ouvimos alguns insetos.
O som produzido por cada espécie é único, fundamental para machos adultos se comunicarem com fêmeas adultas da sua espécie: é, digamos, uma cantada para que ocorra o acasalamento, a reprodução. Além disso, a "cantoria" é importante também para a comunicação entre insetos de espécies diferentes, pode soar como um alerta para se defenderem de predadores.
O som produzido pelos insetos pode vir da expulsão de ar através dos espiráculos (orifícios localizados na lateral do corpo, responsáveis pela respiração), que é um mecanismo comum em baratas e borboletas. A percussão é outra forma de produção de som e se caracteriza por batidas contra a madeira úmida, método utilizado por