Apresenta O1
Técnicas do Desenvolvimento
Organizacional
Devido a mudanças novas situações surgem e
muitas vezes com elas também surgem alguns conflitos, pois muitas vezes os grupos não estão em comum acordo e insatisfeitos com a situação atual.
Contudo, se não analisado e mal resolvido, ele passa a tomar dimensões maiores levando assim a uma deterioração organizacional, isto é, desintegrando aquilo que um dia foi um conjunto formado por equipes.,
Por isso foram criadas algumas técnicas para que esses conflitos sejam solucionados e que mantenha a saúde da cultura da empresa.
As técnicas de DO são geralmente aplicadas em uma sequência definida.
Treinamento da sensitividade Ou treinamento da sensibilidade, constitui a técnica mais antiga e ampla de DO. Consiste em reunir grupos chamados T-groups (grupos de treinamento) e que são orientados por um líder treinado. Análise transacional (AT)
É uma técnica que visa ao auto diagnóstico das relações interpessoais. As relações interpessoais ocorrem através de transações. Uma transação significa qualquer forma de comunicação, mensagem ou de relação com os demais.
Desenvolvimento de equipes É uma técnica de alteração comportamental na qual várias pessoas de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um consultor ou líder e criticam-se mutuamente.
Consultoria de procedimentos É uma técnica em que cada equipe é coordenada por um consultor, cuja atuação varia enormemente. A coordenação permite certas intervenções para tornar a equipe mais sensível.
Reunião de confrontação
É uma técnica de alteração comportamental com a ajuda de um consultor interno ou externo (denominado terceira parte). Dois grupos antagônicos em conflito
(desconfiança recíproca, discordância, antagonismo, hostilidade etc.).
Retroação de dados (feedback de dados) É uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior