Apresenta O1
•
As ondas são formadas pela força do vento sobre a água e o tamanho das ondas varia com a velocidade do vento, da sua duração e da sua distância da água da qual o vento faz força. O movimento da água que resulta da força do vento transporta energia cinética que pode ser aproveitada por dispositivos próprios para a captação dessa energia, chamada energia das ondas.
Transformação em energia
• A tecnologia Pelamis afigura-se a uma cobra articulada que balança à medida que as ondas percorrem o seu comprimento. Esse movimento nas articulações permite acionar geradores de eletricidade e a energia é depois recolhida por um cabo submarino e encaminhada para terra.
• Está previsto que um quilómetro quadrado de oceano seja ocupado com os geradores Pelamis disponibilizando uma potência de 24
MW, podendo alimentar aproximadamente 20.000 habitações.
Energia das marés
•
A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.
Vantagens
- É uma energia renovável.
- Não produz qualquer tipo de poluição. - Estão menos dependentes das condições da costa.
- Não produz qualquer tipo de poluição. - Estão menos dependentes das condições da costa.
Desvantagens
- Instalações de potência reduzida;
- Requer uma geometria da costa especial e com ondas de grande amplitude. - Impossibilita a navegação (na maior parte dos casos).
- A deterioração dos materiais pela exposição à água salgada do mar.