Antiguidades
Evidentes: A evolução do Homem, “ao mesmo tempo em que tivemos um progresso, consequentemente veio à destruição”.
Entrelinhas: Conflitos “guerra”, a economia em constante evolução devido a expansão do comércio, modos de sobrevivência.
2- Apresentação do Documento
O documento foi escrito por V. Gordon Childe 1936, com seu título original “Man Makes Himsef”, foi traduzido por Waltensir Dutra com o seguinte título “A EVOLUÇÃO CULTURAL DO HOMEM” , e se baseia em dois capítulos: História Humana e História Natural e a Evolução Orgânica e Progresso Cultural.
2.1- Natureza da Fonte
Trata se de um documento Acadêmico, Cientifico e Histórico.
2.2- Autor
Gordon Childe, nasceu em Sydney em 14 de Abril de1892 e faleceu em 19 de Outubro de 1957 devido ao ter cometido suicídio, sua trajetória iniciou quando foi estudar na Inglaterra formando se pelo Queen's College da Universidade de Oxford, foi um Filólogo que se especializou em Arqueologia, Childe voltou a Austrália para trabalhar como secretário particular de John Storey, na época membro do Parlamento de Nova Gales do Sul e depois primeiro-ministro no ano de 1916 a 1921. Publicou em 1923 um livro, How Labour Governs, resultado de suas experiências no cargo, Childe escreveu diversos livros mas os mais conhecidos são: Man Makes Himself, de 1936 (em português, A evolução cultural do homem), e What Happened in History, de 1942 (em português, O que aconteceu na história). Após a morte repentina de Storey, em 1921, Childe abandonou a política e retornou à Europa, em 1927 se tornou professor de Arqueologia em Edimburgo, cargo que ocupou até 1946, Childe dirigiu o Instituto de Arqueologia de Londres até 1956, e no ano seguinte cometeu suicídio.
2.3- Significado da Obra Este documento tem uma influência muito significativa na área de Arqueologia, pois busca relatar acontecimentos ocorridos na pré-história, assim sendo busca retratar no sistema econômico, o aperfeiçoamento do modo de produção. No período