Apresenta o1 2 oficial
Introdução a Metodologia
Científica
Professor: José Ricardo
Seminário sobre Ciência
Teresina – PI, 13 de Maio de
2015
O QUE É CIÊNCIA?
Pode ser definida como o conjunto de conhecimentos baseados na reflexão, na observação e na experimentação
•
Segundo Michel Blay, a ciência é "o conhecimento claro e evidente de algo, fundado quer sobre princípios evidentes e demonstrações, quer sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos
•
Correntes filosóficas
Empirismo:
Latim Empiria (experiência) + sufixo ismo
(designa, entre outras coisas, uma corrente filosófica).
De acordo com o empirismo, as teorias científicas são objetivas, empiricamente testáveis e preditivas — elas predizem resultados empíricos que podem ser verificados e possivelmente contraditos.
“A ciência busca prever o futuro, contudo usar bola de cristal certamente não é uma forma científica de se fazê-lo!”
Realismo científico:
Define ciência em termos da ontologia: a ciência se esforça em identificar os fenômenos no meio, os elementos físicos envolvidos nestes fenômenos, suas relações de causalidade, e por fim os mecanismos através dos quais a causalidade se estabelece. O melhor de cada uma.
O método científico – base da ciência moderna – preserva os trações mais importantes tanto da postura empírica como da realista. Identifica-se facilmente, nas teorias científicas modernas e no método, a existência obrigatória de um conjunto de fatos empíricos, a obrigatoriedade do teste experimental, a previsibilidade de fenômenos ou fatos ainda desconhecidos, a causalidade, os mecanismos que implicam a relação de causa efeito, e vários outros.
História da Ciência
1. Origem da Ciência
•
Da escolástica à renascença
•
Pilares do pensamento científico
Objetivos da Ciência
A
ciência tem como objetivo explicar o mundo. Observálo, formular hipóteses que expliquem os fenômenos observados, e então testar estas hipóteses em