KARK MARX
Teoria Social de Karl Marx
Entendimento da sociedade de sua época com base na relação indivíduo e sociedade
Tenta explicar as relações sociais a partir do fator econômico
“As relações de produção determinam as relações sociais, isto é, a sociedade se caracteriza a partir das forças produtivas e das relações de produção”.
“A forma de organização de uma sociedade: a religião, a moral, os valores sociais e culturais, a política, dentre outros, estão diretamente ligados ao sistema produtivo e à organização e distribuição da produção”.
Não se pode pensar na relação indivíduo e sociedade separada do fator econômico”.
“A estrutura social está estruturada de modo que cada indivíduo ocupe uma posição social de acordo com a sua parcela na produção e na apropriação dessa produção, ou seja, o consumo da mercadoria”.
“O conceito de alienação se remete à forma como trabalhamos, estudamos, e participamos das atividades sociais”.
“Somos alienados a partir do momento que não temos o conhecimento de todo o social, apenas fragmentos sociais, apenas aquilo que nos é lícito saber”.
“A nossa alienação nos torna cegos e maleáveis aos olhos dos dominadores”.
“Mais valia: está relacionada ao conceito de exploração como também ao conceito de alienação”.
A mais valia seria o excedente apropriado pelos donos de empresas ao produzir um material para comercialização, a mercadoria. A mais valia somente ocorre porque não temos o devido conhecimento sobre a produção, comercialização e o lucro por parte do produto finalizado, ou seja, a mais valia ocorre quando o trabalhador é expropriado do produto final de seu trabalho e esta existe devido a alienação dos trabalhadores”.
Toda história da humanidade se constituiu a partir de opressores e oprimidos.
As desigualdades sociais são uma das principais formas de manutenção do sistema capitalista”.