Piscologia
Clássicos da Sociologia
Ailson Souza
Deivide Lima
Lucia de Souza
Prof. Jaqueline Alves
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Licenciatura em Educação Física (EDF31)-Sociologia
04/05/2012
RESUMO
A sociologia clássica trata-se do início da sociologia, à sua fundação como ciência e ao estabelecimento de suas regras e métodos iniciais, que se ramificaram. Dos primeiros sociólogos, destaquemos Auguste Comte (Positivismo), Durkheim (generalismo), Max Weber (Historiologia) e Karl Marx (estudo dos modos de produção e Socialismo).
1 INTRODUÇÃO
A Sociologia nasceu em meados do século XIX, em plena Revolução Industrial Europeia, de várias formas, foi uma resposta a esse processo, à medida que os jornalistas da época registravam a exploração, pobreza, opressão e miséria da classe trabalhadora.
A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo isolado é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos.
O estudo da Sociologia permite que compreendam alguns acontecimentos sociais. Ela aumenta nossa sensibilidade cultural e possibilita, principalmente, o autoconhecimento. A seguir você verá os clássicos da Sociologia.
2 AUGUSTE COMTE
No século XIX surgiu um novo método cientifico para o estudo da sociedade, que tentava entender as transformações sociais. Apartes de 1826, Auguste Comte criou na sua casa, o Curso de filosofia positiva, ele publicou o curso em seis volumes até 1842, e no quinto volume do livro teve a idéia de fundar uma disciplina que estudasse a sociedade cientificamente.
Comte buscava com que a Sociologia fosse reconhecida como ciência para que se desenvolvesse completamente a sociedade, passando assim por três estados: Estado teológico, Metafísico e Positivo.