Apresenta o1 1
Humanismo, no sentido amplo, significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas. Para os humanistas o homem era a medida de todas as coisas e estava no centro do universo (antropocentrismo).
Assim,
consideravam o homem não só uma criatura espectadora da obra de
Deus, mas, dotado de razão, era autor de grandes realizações. Essa visão contrariava a Igreja que via o homem marcado pelo pecado e dependente da fé para a salvação da alma. Os valores humanistas estimulavam a curiosidade intelectual, o espírito de iniciativa, o desejo de de aventuras e de exploração do mundo. O movimento cultural que marcou essa transformação de mentalidade europeia foi chamado renascimento.
Francesco Petrarca
Quando, onde e como surgiu o humanismo?
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século
XIV. A filosofia humanista oferecia novas formas de reflexão sobre as artes, as ciências e a política, revolucionando o campo cultural e marcando a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna.
Quem foi Francesco Petrarca? Petrarca nasceu na cidade de Arezzo (Itália) em 20 de julho de 1304.
Foi um escritor, humanista e poeta italiano do século XIV. Teve grande importância no campo cultural, pois é considerado, por muitos estudiosos, como sendo o criador do Humanismo. Fez também estudos e pesquisas sobre o latim e a língua italiana. Em sua obra se destacam os poemas, redigidos em italiano. É também considerado um importante representante do Classicismo europeu. É tradicionalmente chamado o pai do Humanismo. Ele inspirou a filosofia humanista que levou à Renascença. Ele acreditava no imenso valor prático e na imensa moral do estudo da História Antiga e da Literatura
Antiga - isto é, o estudo do pensamento e da ação humanas.
O Humanismo do Renascimento
Em meio ao grande período considerado negro no mundo das ciências e
da