Apresenta o1 1
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CAMPUS WEST SHOPPING A ESTRUTURA FAMILIAR COM O ADVENTO DA MULHER
NO MERCADO DE TRABALHO
Rosana Maria de S. C. Vieira
Sarah Patrícia Patrícia Lira
NIDICE
INTRODUÇÃO
MULHERES, TRABALHO E FAMÍLIA
CAPÍTULO I - A ENTRADA DA MULHER NO MERCADO DE
TRABALHO
ESTRUTURA FAMILIAR COM O ADVENTO DA MULHER NO
MERCADO DE TRABALHO
CAPITULO II - RELAÇÃO MÃE, FILHO E TRABALHO
CAPÍTULO III - AS MULHERES, SUCESSO PROFISSIONAL E
FAMÍLIA
SER MÃE NÃO É PROFISSÃO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
O trabalho das mulheres não depende tão somente da demanda do mercado e das suas qualificações para atendê-la, mas decorre também de uma articulação complexa de características pessoais e familiares. A presença de filhos, associada ao ciclo de vida das trabalhadoras, à sua posição no grupo familiar - como cônjuge, chefe de família, etc. - à necessidade de prover ou complementar o sustento do lar, são fatores que estão sempre presentes nas decisões das mulheres de ingressar ou permanecer no mercado de trabalho.
A ENTRADA DA MULHERER NO MERCADO
DE TRABALHO
Começou de fato com as I e II Guerras Mundiais (1914 – 1918 e
1939 – 1945, respectivamente), enquanto os homens iam para as frentes de batalha, as mulheres passavam a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho. Mas a guerra acabou. E com ela a vida de muitos homens que lutaram pelo país. Alguns dos que sobreviveram ao conflito foram mutilados e impossibilitados de voltar ao trabalho.
Foi nesse momento que as mulheres sentiram-se na obrigação de deixar a casa e os filhos para levar adiante os projetos e o trabalho que eram realizados pelos seus maridos.
MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
A entrada da mulher no âmbito do trabalho traz repercussões na organização e na estrutura de funcionamento familiar, levando à proposição de novas configurações, arranjos familiares com interferências diretas na relação mãe-filho e