Apresenta Ao Power Point
Ação cultural para a liberdade.
A importância do ato de ler.
Educação e mudança.
Educação como prática da liberdade.
Extensão ou comunicação?
Medo e ousadia.
Pedagogia da autonomia.
Pedagogia da esperança.
Pedagogia da indignação.
Pedagogia do oprimido.
Política e educação.
Por uma pedagogia da pergunta.
Professora sim, tia não.
Ação cultural para a liberdade. Apresenta uma proposta de educação preocupada com o engajamento do sujeito em sua realidade, em seu contexto, apreendendo-o e tornando-se capaz de, ao criticá-lo, iniciar sua compreensão e transformação.
Ensina a pensar a partir da realidade social que o cerca, estimulando, assim, a prática de um diálogo conscientizador e gerador de uma reflexão crítica e libertadora. A importância do ato de ler.
Relata os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida na República
Democrática de São Tomé e
Príncipe.
Esclarece que a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo e também enfatiza a importância crítica da leitura na alfabetização, colocando o papel do educador dentro de uma educação, onde o seu fazer deve ser vivenciado, dentro de uma prática concreta de libertação e construção da história.
Educação e mudança.
Destaca-se
pela objetividade pela qual o educador expõe suas idéias e método relevantes à alfabetização de adultos, cujo mesmo construiu com base em experiências da sua práxis (ação-reflexão)
Nele é feita uma analise, e educacional. uma apresentação das idéias e concepções "freiriana" a respeito de homem, compromisso, e compromisso do profissional.
Educação como prática da liberdade. Paulo
Freire
apresenta uma linguagem políticopedagógica, completamente progressista e renovadora para a época. Paulo Freire faz uma crítica à educação tradicional no
Brasil, o autor defendia que seria necessária uma educação para decisão, para uma
Extensão ou comunicação?
Este livro é na realidade um ensaio do