Aprendizagem
1- PERGUNTA DE PARTIDA 4 2- JUSTIFICATIVA 5 3- OBJETIVOS 7 4- REFERENCIAL TEORICO 8 5- METODOLOGIA 10 6- CRONOGRAMA 11 7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
PERGUNTA DE PARTIDA
Como Identificar uma criança com necessidades especiais na educação infantil e qual a contribuição da escola para com estas crianças?
JUSTIFICATIVA
Este tema foi escolhido, por se tratar de crianças com necessidades especiais – o autismo, em que elas procuram de alguma forma chamar a atenção de quem esteja ao seu redor e ao mesmo tempo demonstram viver num mundo de exclusão.
“Autismo é um transtorno de desenvolvimento. Não pode ser definido simplesmente como uma forma de retardo mental, embora muitos quadros de autismo apresentem QI abaixo da média.
A palavra autismo atualmente pode ser associada a diversas síndromes. Os sintomas variam amplamente, o que explica por que atualmente refere-se ao autismo como um espectro de transtornos; o autismo manifesta-se de diferentes formas, variando do mais alto ao mais leve comprometimento, e dentro desse espectro, o transtorno, pode ser diagnosticado como autismo.” (AMA - Definição de Autismo.htm)
Esta pesquisa visa acompanhar a evolução da ciência nesta área (que infelizmente quase não faz parte da realidade brasileira). O tema citado é de suma importância para área de atuação dessa pesquisadora.
O autismo foi descoberto há alguns anos. Demonstrando características bem diferentes como: não gostar de carinho e a exemplo o abraço. As crianças com espectro de autismo gostam de ouvir música alta, ficar dentro de círculo, chamar de alguma maneira a atenção de quem está do seu lado, independente de conhecê-la ou não. Alguns autistas possuem medo como quaisquer outras pessoas, mas o desespero que eles demonstram com relação aquele objeto ou pessoa que assusta é grande, a ponto de gritar, chorar e tentar bater ou até quebrar o que estiver por perto.
Um indivíduo com autismo gosta de ficar “ás vezes”, sozinho, de canto