Aprendizagem
O que é aprender?? Quando alguém aprende, o que se passa de fato em seu comportamento?
Aprendizagem é tema central da atividade do professor. Dewey coloca que se o aluno não aprendeu o professor não ensinou.
Segundo McConnel: “aprendizagem é a progressiva mudança de comportamento que está ligada, de um lado, a sucessivas apresentações de suma situação e, de outro, a repetidos esforços dos indivíduos para enfrentá-las de maneira eficiente.”
Para Gagné “é a modificação na disposição ou na capacidade do homem, modificação esta que pode ser anulada e que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento.”
“Normalmente considera-se como aprendidas as mudanças de comportamento relativamente permanente, que não pode ser atribuídas à maturação, lesão ou alterações fisiológicas do organismo, mas que resultam da experiência.” (Sawrey e Telford)
Segundo as teorias do condicionamento aprendizagem são conseqüências comportamentais – é a conexão entre o estímulo e a resposta, completada a aprendizagem, o estimulo evoca a resposta.
Segundo as teorias cognitivistas, aprendizagem é um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem como conseqüência a organização cognitiva.
A aprendizagem é resultante do desenvolvimento de aptidões e de conhecimentos, bem como da transferência destes para novas situações.
Características: 1. Aprendizagem é mudança de comportamento 2. Mudança de comportamento resultante da experiência. Comportamento entendido no sentido mais amplo. A criança entra na escola se alfabetização, não lê e no final do ano, está lendo – apresenta uma modificação. O termo não se aplica somente às ditas aprendizagens escolares. 3. Não se transmite por hereditariedade. 4. É um processo pessoal. 5. É gradual. Aprendemos aos poucos. 6. É um processo cumulativo. Em cada nova aquisição se adiciona ao repertório já adquirido. 7. Tem um caráter