Aprendizagem
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM TEMPOS DE MUDANÇA
METODOLOGIA CIENTIFICA
O processo de aprendizagem é mais do que passar horas na frente do computador, estudar nos livros, memorizar conhecimento informacional. Aprender é um processo continuo e de modificação de formas e conhecimento.
Para Paulo Freire, o conceito de educação “bancaria” era um bom processo de aprendizagem onde, os alunos eram como vasilhas, recipiente onde o educador, professor deposita conhecimento, quanto maior a vasilha maior o conhecimento. Com o tempo a educação “bancaria” passou a ser substituída pala “educação problematizante” onde o professor desenvolve um processo critico de maneira que o aluno se encontre no mundo um que vive, que existe.
Aprender tem tudo a ver com o existir e existir é ariscar crescer, ir alem de si mesmo. Aprendizagem é estar consciente que nunca estar satisfeito consigo mesmo e estar sempre em busca de novos conhecimentos. A essência da aprendizagem pode ser dividida em dois tipos genéricos, de um lado a aprendizagem de silabas, sem sentido onde o objetivo é desenvolver maneira de capacitar e definir as impressões que nos atinge. No outro extremidade fica a aprendizagem experiencial, fica o envolvimento pessoal do educador, tanto os sentimentos e emoções quanto espaço cognitivo.
O Brasil e o mundo não vivem em uma situação social grave. Mas estamos passando por profundas transformações que rompem com tradições. Essa ruptura provoca crise sociais, políticas, éticas, econômicas, e dos costumes em geral.
Sendo um sistema a organização passa a ser dividida em fases em seu desenvolvimento
1º Pioneirismo :é chamado de “infância” da organização, quando a empresa busca conquistar seu lugar ao sol no mercado, com tanto esforço, muitas mal começam a engatinhar for falta de:
*Experiência de gestão.
*Concorrência.
*Ma localização.
*Cliente inadimplente.
*pesada carga de trabalho.
*Ciente.
*Falta de mão de obra