Aprendizagem e Condicionamento
1.1 CONDICIONAMENTO CLÁSSICO
O Condicionamento Clássico é o processo de aprendizagem em que um estímulo anteriormente neutro torna-se associado a outro estímulo através da repetida união com aquele estímulo.
1.2 CONDICIONAMENTO DE SEGUNDA ORDEM
Condicionamento de segunda ordem aumenta o alvo de condicionamento clássico, especialmente para os seres humanos. Combinação de um estímulo com outro, o último é aliado com um evento biologicamente significativo. Exemplo: Mônica sempre assiste a filmes de terror na TV acompanhada de uma grande tigela de pipocas. Antigamente, toda vez que via pipoca se sentia angustiada e assustada, no entanto, de um tempo para cá, após a uma maratona de filmes de terror na TV acompanhados de pipoca, ela nem se incomoda mais tanto com o cheiro e se sente quase sem medo.
- Estímulo Neutro = Pipoca
- Estímulo Incondicionado = Filmes de Terror
- Resposta Incondicionada = Medo
- Estímulo Condicionado = Pipoca
- Resposta Condicionada = Medo
1.3 CONDICIONAMENTO OPERANTE
No Condicionamento Operante
- Reforço positivo a um estímulo agradável após um comportamento desejado provoca um aumento à probabilidade do comportamento desejado.
Exemplo 1: Se eu fizer uma boa apresentação recebo aplausos;
Exemplo 2: Se fizer um projeto satisfatório na empresa recebo uma promoção;
- Reforço negativo a remoção de um estímulo desagradável depois que um comportamento desejado ocorre. Exemplo 1: Se eu levar o guarda chuva em um dia chuvoso, deixo de me molhar;
Exemplo 2: Se o doente tomar os medicamentos deixa de sentir dores;
- Punição positiva a apresentação de um estímulo desagradável depois que um efeito indesejado ocorre, diminui a probabilidade do comportamento desejado,.
Exemplo 1: Se eu deixar de realizar uma tarefa no meu trabalho, sou advertido sobre a mesma;
Exemplo 2: Se a criança faz birra fica leva uma repreensão; - Punição negativa a remoção de um estímulo agradável depois que um