Processos de Aprendizagem Comportamental - Condicionamentos
Quase todos os psicólogos então envolvidos na pesquisa das diferentes formas de aprendizagem e seus efeitos, a aprendizagem comportamental se baseia no reflexo das experiências passadas atuando sobre o comportamento. Considerando essas experiências como aprendizado.
Padrões de ação fixa
Por o termo “instinto” ter caído em desuso pelos pesquisadores, aderiram-se ao termo “padrão de ação fixa”. São características ou reações típicas de cada espécie e similares em qualquer lugar do mundo. Não é possível treinar tais “comportamentos”, sendo eles fixos tal como o nome propõe. Um exemplo de padrão de ação fixa pode ser a risada de um bebê que nasceu surdo-mudo, ele não teve experiência auditivas com risadas, mas elas vêm à tona.
Condicionamento respondente
O condicionamento respondente faz parte da herança genética de cada espécie.
Respondentes
Os respondentes são as consequências de um estímulo elicitador. Ex: Quando um raio de luz alcança a pupila ela normalmente se contrai independente da vontade do indivíduo e é universal. Nessa situação o raio de luz é o estímulo elicitador e a contração da pupila o respondente. Alguns pesquisadores consideram essas reações à estímulos como uma forma de sobrevivência.
Ciclo do Condicionamento Respondente
O condicionamento respondente segue uma ordem, nesse caso usaremos como exemplo um bebê que possui medo de barulho e não se importa com ratos. Se for feito um barulho após ele ver um rato várias vezes seguidas ele provavelmente começará a temer o rato, pois sabe que após ele, vem o barulho. Antes de haver essa associação o rato é um estímulo neutro. Representemos:
Antes do condicionamento: Não leva à
Estímulo Neutro Resposta Incondicionada (Rato)