Aprendizagem Organizacional e Gestao COnhecimento Google
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Trabalho de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento – Empresa Google
Leonardo Kroger
Michel Esposito
Victor Hugo
Barueri
2014
Leonardo Kroger
Michel Esposito
Victor Hugo
Trabalho de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento – Empresa Google
Projeto de trabalho do curso de Administração apresentado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie para composição parcial da nota na disciplina de Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas, ministrada pelo Professor Mestre Irandy Marcos da Cruz.
Orientador: Prof. Ms. Irandy Marcos da Cruz
Barueri
2014
Aprendizagem Organizacional
Segundo Argyris, a aprendizagem organizacional ocorre em duas situações:
Quando uma organização atinge seu objetivo, ou seja, quando o plano de ação corresponde com o resultado;
Ou, quando é corrigida uma diferença que havia entre o plano de ação e o objetivo alcançado, primeiro por meio de análise e mudança das variáveis e, por intermédio das ações.
Ainda, retifica que a TI tem um papel muito importante na aceitação e na prática do aprendizado organizacional, tornando os processos transparentes.
O conhecimento depende dessa aprendizagem, para Peter Senge, através de um conjunto de práticas é possível construir e melhorar a capacidade de aprendizagem, sendo elas cinco disciplinas:
1. Domínio pessoal: seria formular objetivos realísticos que a pessoa deseja alcançar com sua situação atual de vida. Aprender a controlar a tensão entre a visão pessoal e a realidade externa, aumenta as chances de fazer melhores escolhas e alcançar os objetivos;
2. Mudança de modelos mentais: desenvolver atitudes e percepções que influenciam o pensamento e a interação entre as pessoas, ganhando mais capacidade para tomada de decisões;
3. Visão compartilhada: compromisso coletivo para estabelecer