Administração
Tema 1: Definindo o conhecimento e a aprendizagem organizacional
Autor: Ronaldo Barbosa
CONVITE À LEITURA
Ouvimos cada vez mais expressões como “a única constante hoje é a mudança” ou que “entramos na era do conhecimento”. O que essas frases querem dizer?
Na esfera das empresas, que existem imensos desafios pela frente: suportar a concorrência cada vez mais acirrada de outras empresas, prospectar novos mercados, buscar soluções para problemas novos, lidar com cenários que se modificam continuamente. Na esfera pessoal, significa, por exemplo, que precisamos aprender o tempo todo, e também que precisamos saber compartilhar o que aprendemos, porque, ao compartilhar, aprendemos ainda mais. Tal valorização do aprendizado é algo relativamente novo. Ao longo dos séculos, a sociedade evoluiu da era pastoril e agrícola para a era industrial. Nas últimas décadas, da era industrial para a era da informação. Desde então, o que produzimos de mais importante passou a ser intangível, não pode mais ser “tocado”.
Mas se no passado recente ter informações significava ter poder, hoje, acessar a informação está fácil demais, talvez a algumas “googladas” de distância. Por isso, o poder se deslocou de ter informação para o que fazer com a informação: o poder está nas mãos das pessoas e das empresas com conhecimento; entramos na era do conhecimento. Assim, precisamos saber como criar, disseminar e utilizar conhecimentos novos, o que facilita o desenvolvimento das empresas, das instituições de uma forma geral e do próprio país. Para nós, indivíduos, significa também elevar nossa capacidade criativa e pensante, significa exercer melhor a cidadania, ter mais recursos para enfrentar os desafios que estão por vir, tanto no terreno profissional quanto no pessoal.
Por isso, seja bem-vindo à disciplina Gestão do Conhecimento!
Vamos começar falando sobre conhecimento e aprendizagem organizacional.
TEXTO E CONTEXTO
Vivemos uma época de overdose