Aprendizagem Motora Aula 1 Introdu O A Aprendizagem Motora 2
Profº Fabiano Salgueirosa
A capacidade para desempenhar habilidades é uma característica proeminente da existência humana. Sem capacidade para a performance habilidosa (Movimento), as pessoas estariam limitadas. O indivíduo pode ser auxiliado a aprender um determinado movimento ou aprender sozinho por tentativa e erro.
A performance habilidosa de ações mais complexas pode requerer anos de prática, muitas vezes sob a observação de professores, técnicos ou por outros profissionais do movimento.
O movimento humano impõe um conjunto fascinante de aspectos, onde, torna-se importante conhecer os processos fundamentais que embasam este movimento.
Com conhecimento de como os seres humanos aprendem ações habilidosas e os princípios da aprendizagem e performance motora (Movimento), além da abundância e variedade de movimentos executáveis, é essencial para o profissional de Educação Física ter conhecimento dos mecanismos que embasam a aprendizagem motora para sua atuação no ensino, treinamento, reabilitação e design de equipamentos adequados ao praticante, assim como o ambiente de trabalho (Ergonomia).
Anteriormente à 2º Guerra Mundial e durante os anos 50 e 60, um esforço considerável foi direcionado ao estudo da performance das pessoas em tarefas militares (Ex: pilotar avião). A maioria dessas pesquisas eram realizadas por psicólogos experimentais que estudavam habilidades motoras finas.
A progressão geral de aprendizagem de habilidade parece ser do básico para o sofisticado (HAYWOOD, 1993). Conforme os indivíduos atingem um nível da habilidade, eles deslocam-se para o seguinte. Progride começando com habilidades básicas e gradualmente incorporam os “detalhes” mais avançados que lhe permitirá executar movimentos com maior precisão, consistência e diversificação. Performance Motora é a tentativa observável de um indivíduo para produzir uma ação voluntária e