Aprendizado
País em desenvolvimento ou país emergente são termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.
Diferença entre países Desenvolvidos e em Desenvolvimento
A diferença entre os países pobre e rico reside nos recursos naturais disponíveis.
Para classificar os países em desenvolvimento o mais adequado é usar o IDH (índice de desenvolvimento Humano) que inclui três elementos: expectativa de vida ao nascer; Produto Interno Bruto (PIB) per capita e o grau de instrução (combinação da taxa de analfabetismo e o índice de escolarização). Contudo (para confirmar a inexatidão do termo país em desenvolvimento), dentro deste amplio grupo encontramos países como Brasil, México e Índia que possuem IDH médio/alto, com setores econômico, científico e industrial desenvolvidos. No outro extremo, também são considerados países em desenvolvimento países muito pouco desenvolvidos em termos de geração de dinheiro, desenvolvimento humano, vulnerabilidade econômica e alimentar.
DESENVOLVIDO: Fazem parte do mundo desenvolvido países que já atingiram um alto nível de industrialização e conseguiram substituir grande parte da energia humana ou animal pela força das máquinas a vapor, gás, eletricidade, petróleo ou mesmo energia nuclear.
As principais características de um país desenvolvido são:
Alto grau de capacidade técnico-cientifico;
Modernos e eficientes meios de trasporte terrestre, aéreo e marítimo;
Atualizados e bem distribuídos meios de telecomunicação;
Agricultura moderna e racional;
Predomínio da população urbana sobre a rural;
Nível de vida bastante elevado;
Pequeno ou nulo número de analfabeto;
Baixa taxa de natalidade;
Baixa taxa de mortalidade infantil.
Como resultado de tudo