Aprender jogando
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo o que luta, exerce domínio em todas as coisas, ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma coroa incorruptível”. 1 Coríntios 9.24-25
Priscila Laranjeira
Vitória/ES
INTRODUÇÃO
Qualquer encontro seja uma palestra, uma aula, um chá de panela ou chá de bebê, um encontro de grupo pequeno, uma classe de escola bíblica, um acampamento ou um retiro, tudo fica bem mais dinâmico e interessante quando realizamos dinâmicas do tipo quebra-gelo. Essas dinâmicas sejam elas utilizadas para mudar o clima em um ambiente, proporcionar compartilhamento, para melhorar a reciprocidade, a aceitação e para estimular a participação, são de fácil execução e, raramente, exigem recursos complicados.
É fato que “mesmo pessoas com extensa formação acadêmica não são influenciadas por especialistas. Ao contrário, elas são influenciadas por amigos”.
Mas o que significa isso?
Na prática significa que você não deve esperara que as pessoas sejam influenciadas por você. Seja amigo delas. Tome muitos cafés juntos. Lembre-se: construir relacionamentos precisa de investimento de tempo e isso pode demorar. Seja um ouvinte atencioso e interessado. Cuidado para não monopolizar. Em um relacionamento é importante dar oportunidade ao outro e em um grupo a oportunidade deve ser oferecida a todos os participantes. Concilie. Aproveite o que existe em vez de recriar. Aceite e acate, sempre que possível, as sugestões dadas.
Em quase todas as situações, aprendemos melhor por meio de atividades lúdicas, afinal, é brincando que se aprende e essa é uma verdade simples que pode ser aplicada no trabalho, em um encontro de amigos, em uma viagem com a turma e em inúmeras situações.
Perguntas
Perguntas