Aprendendo o corpo humano com advinhas
Altos palácios, lindas janelas, abrem e fecham, ninguém mora nelas (olhos).
Uma senhora, muito assenhorada, nunca sai de casa, está sempre molhada (língua).
Somos duas irmãs gémeas, despidas mas enfeitadas, nunca nos podemos ver e nunca andamos zangadas (orelhas).
Tenho dez amigos certos, com quem me dou muito bem; eles vêm procurar-me, eu procurá-los não vou (dedos).
Quais são os camaradas que passam o dia a bater-se e não fazem mal uns aos outros? (dentes)
Equilíbrio Psicomotor
O equilíbrio reúne um conjunto de aptidões estáticas (sem movimento) e dinâmicas (com movimento), abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção. O equilíbrio estático caracteriza-se pelo tipo de equilíbrio conseguido em determinada posição, ou de apresentar a capacidade de manter certa postura sobre uma base.
O equilíbrio dinâmico é aquele conseguido com o corpo em movimento, determinando sucessivas alterações da base de sustentação. Quando um corpo está em movimento retilíneo uniforme diz-se que está em equilíbrio dinâmico
O equilíbrio estático é a capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da gravidade.
Para que isto aconteça é necessário que os sistemas nervoso e locomotor estejam em pleno funcionamento, e trabalhando em conjunto, afim de minimizar ao máximo o gasto energético.
Equilíbrio estático é uma das qualidades psicomotoras mais importantes para o desenvolvimento humano já que é ele que proporciona oportunidade de se estar parado, ainda tendo condições de usar as outras qualidades psicomotoras. Esta capacidade é posta em causa nos doentes que têm alguma patologia relacionada com os elementos do corpo que mantêm a postura.
É o cerebelo que ajusta permanentemente o tônus postural em combinação com o desenvolvimento do ato motor. Ele fixa estas reações sob forma de automatismos posturais inconscientes, tradução das experiências vividas individualmente. Estas