denise
NÚCLEOS: ALAGADIÇO, BAIXÃOZINHO, BEBEDOURO, COCHÓ
PROJETO INSTITUCIONAL DO BRINCAR:
O BRINCAR "Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
Carlos Drummond de Andrade
APRESENTAÇÃO O Projeto brincar, tem por finalidade alargar e diversificar as ações brincantes no contexto educacional, bem como promover a autonomia e valorizar o universo da cultura lúdica e o contato com diversos brinquedos. Sendo assim possibilitando que a criança li dê com a fantasia, com o medo, com a imaginação e com o faz-de-conta. Junto com o processo de formação da personalidade construindo a sua identidade.Os jogos, as brincadeiras, a dança e as práticas esportivas revelam, por seu lado, a cultura corporal de cada grupo social, constituindo-se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e tem um significado. Portanto o desenvolvimento infantil precisa acontecer,ao mesmo tempo, nas diferentes áreas para que haja o equilíbrio necessário entre elas e o indivíduo como um todo. Quando o desenvolvimento acontece apenas numa área, certamente outras ficarão em atraso, e a criança ficará desequilibrada de alguma forma, CUNHA ( 1988: 42 ) nos afirma:
... no brinquedo existe necessariamente participação e engajamento, o brinquedo é certamente uma forma de desenvolver a capacidade de engajar se,de manter-se ativo e participante. A criança que brinca bastante será um adulto trabalhador. A criança que sempre participou de jogos brincadeiras grupais saberá trabalhar em grupo; por ter aprendido aceitar as regras do jogo, saberá também respeitar as normas grupais e sociais. É brincando bastante que a criança vai aprendendo a ser um adulto consciente, capaz