Aprendendo a viver
1° trimestre – 27/03/2015
Alunas do 9ºB : *Beatriz Barbosa De Miranda – Nº6 *Brunna Siqueira Bueno – Nº 7
Professora: Tatiane Maciel.
Dedicatória
Nós dedicamos aos nossos pais, amigos, e a nossa queria e professora, que nos orientou ao fazermos esse trabalho. Queremos dedicar especialmente para nossas amigas Gabriela e Ana Flávia que nos indicam imagens e fontes confiáveis para nos inspirar na organização de nosso trabalho.
Identificação da obra
Autor: Júlio Emílio Braz
Titulo: Aprendendo a viver
Edição: 6º edição
Editora: Saraiva
Ano: 1999
Tema: Aids e as suas dificuldades.
Personagens
Os principais personagens do livro são:
Cláudia: Uma garota que sempre foi determinada e lutou muito pela felicidade de sua vida. É inteligente e passa a sustentar a família a partir da morte do pai.
Isabel: Nos primeiros capítulos, muito mimada , mas depois que descobre que sua mãe tem o vírus HIV, passa a ser forte e solidária, sempre motivando sua mãe a lutar pela vida.
Virgínia: Mãe de família, faz tudo para sua filhas e quando acha que está prejudicando suas vidas, até tenta se suicidar para o bem delas.
Franco: Era a expectativa de um bom futuro para Isabel segundo Virgínia e Luiz Antônio, mas depois que todos ficam sabendo sobre a AIDS de Dona Virgínia, o preconceito toma conta dele e este passa a ser o maior incômodo da família.
Luiz Antônio: Era feliz com sua família nos primeiros anos de casamento e também era muito apegado à sua mulher, mas suicida-se quando descobre que contraiu o vírus HIV e passou-o para sua mulher.
Caio: Ele deu muito apoio a família de Isabel sua namorada.
Produção de texto
O livro "Aprendendo a Viver" conta a historia de Claudia, uma mulher de 18 anos que vive com o pai, sua mãe e sua irmã mais nova chamada Isabel, de 14 anos.
Claudia vive um triste momento