Aprendendo a ser educador
APRENDENDO A SER EDUCADOR
São Vicente do Sul – RS
2013
ÉDILA MARCIELE CARVALHO BRUM
APRENDENDO A SER EDUCADOR
Artigo sobre a obra “Ser professor e dirigir professores em tempos de mudança - Jerônimo Garcia, Lourdes Bazarra, Olga Casanova” para finalização da disciplina de Políticas de Gestão e Organização da Educação Nacional.
Licenciatura em Ciências Biológicas – Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do sul
Professor (a): Cristina Bandeira Townsend
São Vicente do Sul
2013
RESUMO: Este artigo ressalta a importância e o comprometimento de humanização entre professores. Numa primeira parte vamos entender como seria a educação, a escola dos sonhos de todos os professores. Vamos tentar compreender estes sonhos e de certa forma imaginar e projetar o futuro, e de um modo consciente, ver os erros e procurar sempre o caminho da melhoria.
Uma estrutura dinâmica e sempre aberta a questionamentos, à conversa de igual para igual, do diálogo, da escuta e principalmente da troca de conhecimentos; uma arquitetura em que termos tradicionais como termos de programação, projetos, estratégias ou currículo se entrelaçam com outros, que sem dúvida são mais importantes: paixão, desprendimento, alegria, entusiasmo e principalmente esperança. Assim se estabelece a prioridade do educador como o sujeito da questão, em relação a estrutura escolar, e assim, neste caso, poderíamos chamar toda esta arquitetura de uma missão compartilhada, cuja torna-se um projeto comunitário de solidariedade entre todos professores de uma escola.
PALAVRAS-CHAVE: Professores. Diálogo. Direção. Comunicação. Gestão Escolar.
ABSTRACT: This article highlights the importance and commitment of teachers between humanization. In the first part we would understand how education, school dream of all teachers. Let's try to understand these dreams and somehow imagine and design the