Aprendendo a exportar
Por que exportar? O aumento da tecnologia permite uma comunicação mais imediata com diversas regiões do planeta. Isso faz com que empresas estrangeiras possam vir a concorrer com as empresas brasileiras dentro de nosso próprio país. A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se.
Diversificação de Mercados Destinar uma parcela da produção para o mercado externo e outra para o mercado interno, permite que a empresa amplie o número de seus clientes, assim, corre menos riscos, pois quanto menor o número de mercados, menos dependente. Permite que uma empresa que fabrica produtos voltados para o clima frio produza o ano inteiro.
Aumento da Produtividade Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso porque se devem ter mais cuidados no processo de produção, obtido por meio de revisão dos processos produtivos. Com o aumento da produção também diminui o gasto com matérias primas, pois aumenta o poder de negociação, tornando-as mais competitivas e aumentando a margem de lucro.
Melhora da Qualidade do Produto Outra vantagem é a melhoria da qualidade do produto. Esta também tende a aumentar, pois a empresa tem que adaptá-lo às exigências do mercado ao qual se destina, o que a obriga a aperfeiçoá-lo. A interação com novos mercados propicia o acesso a novas tecnologias, pois o mercado internacional exige normas e procedimentos de seus fornecedores. As empresas exportadoras passam a adotar programas de qualidade e a desenvolver testes em seus produtos para evitar problemas com os importadores, e até uma possível devolução