aprediz
A pele ou cútis, é o maior órgão do corpo humano, corresponde a 15% do peso corporal, seu teor de água é cerca de 70%, com peso de aproximadamente de 4,5 a 5,0 quilos, sua espessura situa-se entre 0,5 e 4,0 mm. Apresenta grandes variações ao longo de sua extensão, sendo ora mais flexível e elástica, ora mais rígida.
Superfície composta por sulcos e saliências: DERMATÓGLIFOS (impressões palmo plantares). Variações e pregas articulares e musculares, orifícios pilossebáceos e orifícios sudoríparos. A aparência da pele depende de uma série de fatores como: idade, sexo, clima, alimentação e estado de saúde do indivíduo, sendo que a cor da pele depende do fator genético racial (pigmento/melanina), regional, sexual e de conteúdo sanguíneos dos vasos. A camada superficial da pele: conhecida como EPIDERME, é um epitélio multiestratificado, formado por várias camadas (estratos) de células achatadas (epitélio pavimentoso) justapostas.
Pode ser dividida em quatro camadas:
Camada Germinativa Basal: local aonde se gera novas células da pele, células que se multiplicam continuamente; dessa maneira, as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo.
Camada espinhosa: como o próprio nome diz a célula dessa camada é de aspecto espinhoso tem importante função na manutenção da coesão das células da epiderme e, consequentemente, na resistência ao atrito.
Camada Granulosa: caracteriza-se por conter grânulos de querato-hialina que parecem estar associados