Apreciação crítica do livro que língua é essa?
AUDREI GESSER
Audrei Gesser é mestra em letras/inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É doutora em linguistica aplicada na área de educação bilíngüe pela UNICAMP. Foi pesquisadora visitante naGallaudet University, Estados Unidos em 2004. Tem grande interesse por questões de ensino e aprendizagem de línguas orais e de sinais.
Em suas pesquisas, Audrei tem procurado conscientizar e levar a reflexão sobre a relação dos ouvintes com o surdo, a surdez e a língua de sinais.
Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, no curso presencial letras/Libras no polo UNICAMP, que tem por objetivo a formação de intérpretes e tradutores.
Autora do livro “LIBRAS? que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda”, Audrei Gesser trata de assuntos da linguagem de sinais e de como ela não é vista como língua pela maioria das pessoas.
O objetivo do livro é levar a população ouvinte a refletir sobre uma melhor relação entre surdos e ouvintes levando-os a uma maior conscientização do que é Libras de fato.
O capítulo 1 deste livro nos faz refletir sobre vários aspectos que dizem respeito a realidade da população surda. Situações estas que precisam ser dismistificadas e repensadas para uma melhor relação entre surdos e ouvintes. O livro foi elaborado em forma de questionamentos sobre o universo da Libras, mostrando-nos o que se pensa e o que realmente é a linguagem dos sinais e sensibilizando o leitor sobre o mundo desconhecido da surdez.
O primeiro questionamento trata da universalidade da língua de sinais. Essa ideia surgiu por se achar que a Libras é um código simplificado e transmitido aos surdos. É um grande equívoco pensar assim pois cada país tem sua língua, sua cultura. Segundo a autora, a Libras, como qualquer língua humana, possui todas as características linguísticas de