resenha
Estrutura
A estrutura da resenha geralmente obedece a seguinte ordem: capa, sumário, introdução, descrição do assunto, apreciação crítica (quando a resenha pertencer a essa modalidade), considerações finais, referências e anexos. Nas considerações finais, devem ser apresentadas as principais reflexões e constatações decorrentes do desenvolvimento do trabalho.
PRODUÇÃO DA RESENHA http://pt.slideshare.net/megainfoin/resenha-acadmica-5148388# TIPOS DE RESENHA
Academica
Crítica- MODELO DE RESENHA CRÍTICA
Resenhas críticas são parecidas com resenhas de obras, a grande diferença é que, como o nome já diz, ela tem um caráter mais crítico, há muito mais a opinião do resenhista que qualquer outra coisa. Além disso, resenhas críticas costumam ser ricas em interpretações e conjecturas a respeito do enredo do livro.
Na resenha crítica, além dos elementos já mencionados, entram também comentários e julgamentos do resenhador sobre as ideias do autor, o valor da obra, etc.
A apreciação crítica deve ser feita em termos de concordância ou discordância, levando em consideração a validade ou a aplicabilidade do que foi exposto pelo autor. Para fundamentar a apreciação crítica, o resenhista levar em conta a opinião de autores da comunidade científica, experiência profissional, a visão de mundo e a noção histórica do país
A resenha (crítica) não deve ser vista ou elaborada como um resumo onde se acrescenta, ao final, uma avaliação . A postura crítica deve estar presente desde a primeira linha, resultando num texto em que o resumo e a voz crítica do resenhista se interpenetram.
Observação: O tom da crítica poderá ser moderado, respeitoso, agressivo, etc.
MODELO DE