quadripartismo
Durante o estudo do texto, podemos perceber que a história não é acabada, ela esta em constante transformação. Ela gira em torno de conceitos e procedimentos, dos quais deve haver preocupação pelos historiadores. Estes conceitos são fundamentais para os alunos que sairão da escola básica, tendo uma formação histórica, visando auxiliarem em sua vivência como cidadão.
O processo do conhecimento é a grande aventura e o grande desafio que o Educador enfrenta quando prepara as suas aulas.
Fazer a seleção e organização de conteúdos que venham a enriquecer essa necessidade preparando-os para desenvolver uma cultura não só artística, mas de misturas e diferenças.
Desenvolver conteúdos voltados para um contexto histórico. Buscar uma educação para um mundo em transformação ensinando os conteúdos fundamentais para o ensino da História, compreendendo processos históricos, os sujeitos históricos, as temporalidades. Estudando todos esses conceitos não deixando de lado que o estudo factual e linear é necessário.
Texto 2: As Armadilhas do Quadripartismo Histórico
O quadripartismo histórico trás um modelo francês que vem de encontro com as necessidades Européias, mas que é usado como referência. Trás a história dividida em partes de acordo com os acontecimentos históricos: História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.
Mas sua função vai mais, além disso, busca informar ou até alertar que a história necessita ser vista por vários lados, não apenas aquela que esta ali.
Frisa em refletir a história e suas particularidades de cada tempo, e espaço que ocorreu.
Devemos ter cuidados especiais que merecem ser lembrados dentro do ensino de História. Buscar o envolvimento do aluno com o objeto estudado de maneira que este seja rico em qualidade. O Objetivo primeiro do conhecimento histórico é a compreensão dos processos. Levar o aluno a perceber as diversas temporalidades no decorrer da História e ter