Apostilha de sensoriamento remoto
Sensoriamento Remoto
Carlos Fernando Quartaroli
Luiz Eduardo Vicente
Luciana Spinelli de Araújo
89
O que é sensoriamento remoto?
É a aquisição de informações sobre um objeto mediante análise de dados adquiridos por dispositivos que não estão em contato direto com o objeto em investigação. Esses dispositivos, chamados de sensores remotos, são capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma adequada à extração de informações sobre o referido objeto.
Por essa definição, seriam considerados sensores remotos os sensores que operam com energia acústica (sonares, sismógrafos, sismômetros, etc.), com energia gravitacional (gravímetros) e com energia eletromagnética (radiômetros). Entretanto, costuma-se restringir o uso do termo sensores remotos aos equipamentos que operam apenas pela detecção da energia eletromagnética ou radiação eletromagnética. 90
O que é radiação eletromagnética?
É a forma pela qual a energia é transmitida por meio de um campo eletromagnético variável, no qual os campos elétricos e magnéticos têm direções perpendiculares entre si. A energia produzida pelo Sol chega à Terra por esse modo de transmissão. A luz é a forma mais conhecida de radiação eletromagnética e corresponde à parte da radiação eletromagnética à qual o olho humano é sensível.
Existem outras formas de radiação eletromagnética, de origem natural ou artificial (produzidas por humanos), como:
91
Como é gerada a radiação eletromagnética?
Esse tipo de radiação é gerado toda vez que uma carga elétrica é acelerada. Essa aceleração dá origem a uma perturbação
62
eletromagnética que se propaga através do espaço, constituída por dois campos, um elétrico e um magnético, em recíprocas induções, oscilando de forma harmônica em direções perpendiculares entre si.
Essa propagação assume a forma de onda, com o campo elétrico e o campo magnético oscilando