Apostila
Londrina, setembro de 2002.
CONTABILIDADE:
Processo mediante o qual é identificada, medida, registrada e divulgada a informação econômica de uma organização ou empresa, com a finalidade de possibilitar às pessoas interessadas que avaliem a situação da entidade.
É o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões, dentro e fora da empresa.
Aplicação da contabilidade:
Pode ser estudada de forma geral ou particular.
Na forma geral, destina-se a todas as empresas, e também pode ser denominada conforme sua área de atuação, como comercial, industrial bancária, hospitalar, etc. Na forma particular, ela se aplica a um determinado ramo de atividade ou setor da economia.
Neste trabalho estaremos abordando a contabilidade geral.
Usuários da contabilidade:
São todas as pessoas que se interessam pela situação da empresa e buscam na contabilidade as suas respostas.
Administradores, investidores,fornecedores, bancos, governo, sindicatos, concorrentes, etc.
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS:
Os princípios contábeis são referenciais ou parâmetros observados no registro dos fatos contábeis e na formulação das demonstrações, regido por normas e regras uniformes que proporcionam uma função informativa da Contabilidade. São as normas estabelecidas e reconhecidas pelo consenso de profissionais que atuam na área de contabilidade.
Segundo o autor Hilário Franco "Os chamados Princípios de Contabilidade geralmente aceitos não são, em verdade, as causas geradoras da Contabilidade, mas normas e regras admitidas como preceitos básicos em que se devem assentar os registros e as demonstrações deles decorrentes, com a finalidade de representar, de forma adequada, a situação econômica, patrimonial e financeira de uma entidade, bem como seu resultado econômico em determinado período administrativo."
Os principais princípios contábeis:
Princípio da entidade
Este princípio reconhece o patrimônio como objeto