Apostila
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE AQUIDAUANA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO VEGETAL
CURSO MESTRADO
APOSTILA
POTÁSSIO NA PLANTA
Engenheira Florestal Tatiane Reis de Brito Aquidauana – Abril – 2015
SUMÁRIO
PÁGINA
1.INTRODUÇÃO 4
2.PRODUÇÃO DE POTÁSSIO E RESERVAS 5
3.FORMAS DE POTÁSSIO (K) NO SOLO 6
4.POTÁSSIO NA PLANTA 8
4.1.DEFICIÊNCIAS DE POTÁSSIO E SEUS SINTOMAS 10
5.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 13
ÍNDICE DE FIGURAS
PÁGINA
1.Introdução
O elemento potássio é um dos dez mais abundantes na crosta terrestre, ocorre na natureza somente sob a forma de compostos. Sendo este um dos elementos chave para vida na terra, necessário em grande quantidade por todas as plantas e animais. Desde antiguidade, a importância do potássio no metabolismo das plantas tem sido abordada de maneira empírica.
O potássio tem um papel importante na habilidade das plantas em tolerar o estresse induzido, como na seca, no frio, em alta luminosidade e ataque de pragas e doenças. O potássio está presente na planta como cátion monovalente (K+) atua na regulação do potencial osmótico de células de plantas. É também requerido para a ativação de muitas enzimas da respiração e da fotossíntese. O primeiro sintoma de deficiência de K é a clorose marginal, a qual se desenvolve como necrose a partir do ápice, inicialmente nas folhas maduras (velhas).
A obtenção de potássio pelas plantas pode ser através da disponibilidade deste no solo (na solução do solo e na rede cristalina dos minerais) ou por fertilizantes. Há referências da utilização de fertilizantes de cinzas resultantes