apostila
DERMATOSE: DEFINIÇÃO GENÉRICA DAS DOENÇAS DE PELE.
PÁPULA: lesão inflamatória circunscrita sólida, elevada, sólida, superficial, palpável, de consistência, com aspecto avermelhado (rosáceo ou da cor da pele) eruptivo, menor de 0,5 cm de tamanho. Geralmente evolui sem cicatrizes, podendo dar lugar a um processo inflamatório profundo, com nódulos, abscessos e cistos.
NÓDULO: trata-se de uma lesão palpável percebida como uma massa firme, sólida, circunscrita, elevada ou não e maior que 1 cm de diâmetro. O nódulo é uma pápula grande, portanto tem mais volume que a pápula (por exemplo, cisto sebáceo e hemangioma).
FÍSTULA: trata-se de um nódulo inflamado. São os “túneis" que o corpo cria para levar um material (pus) para a superfície.
COMEDÃO: trata-se de uma rolha de secreção e material endurecido (acúmulo de pó, elementos epiteliais e matéria graxa em um orifício pilossebáceo dilatado); os compostos ficam retidos no folículo pilossebáceo. O comedão é conhecido popularmente como cravo. Ele é puntiforme e frequentemente provoca saliência na superfície da pele. O tratamento consiste na abertura (com a ponta de uma agulha de insulina) e retirada do comedão por meio da extração ou somente com a extração sem auxílio da agulha. O comedão situa-se no folículo, obstrui a abertura e forma uma “rolha”, impedindo o escoamento do sebo, que é gradualmente retido e, ao ser “espremido” entre os dedos, é eliminado no ato da extração manual. O comedão é uma formação alongada, córnea e sebácea de cor amarelada ou branca. Existem dois tipos de comedão: o oxidado e o branco.
COMEDÃO OXIDADO: conhecido como comedão aberto ou preto, apresenta-se com os óstios dilatados (abertos) e no seu ápice com a cor escura (ponto escuro) devido à concentração de melanina e queratina; para alguns autores, a cor enegrecida (oxidada) se deve à oxidação das gorduras e ao aumento da deposição de melanina por atividade dos melanócitos.
COMEDÃO BRANCO: apresenta-se com o óstio