Apostila C Parte 1 V01
A disciplina de programação em linguagem C para os cursos de engenharia tem por objetivo principal estimular o raciocínio lógico do aluno através do desenvolvimento de algoritmos para a solução de problemas de natureza matemática. Outros objetivos considerados secundários são: a revisão de conceitos matemáticos e apresentar ao estudante de engenharia uma ferramenta computacional para auxiliá-lo na solução de problemas repetitivos, no dia-a-dia do exercício de suas funções.
Programação de Computadores - Visão Geral
Comunicar-se com um computador não é uma tarefa fácil. Ela requer instruções exatas e detalhadas. Além disso, ele não entende a linguagem natural, o que nos impede de instruir um computador com comandos tais como: faça tal cálculo, identifique tal imagem ou verifique o nível do óleo. Uma linguagem natural não é apropriada para darmos instruções exatas. Elas são repletas de ambiguidades e termos imprecisos. Para perceber o grau de dificuldade, experimente orientar alguém sobre como trocar um pneu de um automóvel.
Para aumentarmos o rigor e exatidão das instruções entre seres humanos e máquinas, usamos as linguagens de programação que seguem regras de sintaxe e semântica para instruir máquinas.
Nos primórdios da programação dos computadores os programas eram escritos usando uma linguagem que limitava as instruções a uma série de números, chamada de linguagem de máquina que podia ser inserida diretamente no computador. Tal linguagem, existente ainda nos dias de hoje, é a única que os computadores ‘entendem’ para executar suas tarefas a comandos. Uma típica linguagem de máquina é parecida com o exemplo abaixo:
1010 1001
0011 0101
1011 0101
Enquanto as máquinas só entendem números, as pessoas não. Como, então, resolver esta questão? Os programadores, após escreverem seus programas usando uma linguagem de programação, digamos C, submetem-nos a outro programa que faz uma espécie de tradução da linguagem C e transcrevem o