Novos Paradigmas Na Pr Tica Do Psic Logo Escolar
Resumo-
A pratica do psicólogo escolar tem sido modificada voltando para uma pratica relacional baseada em um pressuposto do ser humano em construção histórica e social.
O Psicólogo Escolar tem encontrado bastante dificuldades em seu ambiente de trabalho como por exemplo: A falta de compreensão dos outros profissionais da área da educação acerca do papel do psicólogo na escola entre outros. Porém, confrontando posturas, poderá criar espaços de reflexão junto aos sujeitos da escola, buscando criar condições melhores de existência, a partir do pressuposto histórico-cultural e da teoria sistêmica apresentam-se formas de criação destes espaços de reflexão acerca dos problemas da escola, cujos resultados apontam para uma nova prática do profissional de psicologia escolar. A Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional considera Psicólogo Escolar aquele que cuja atuação caracteriza-se mais com intervenção na pratica, enquanto o psicólogo educacional direciona-se mais para áreas de ensino e pesquisa.
As especialidades do profissional de Psicologia foram regulamentadas segundo a Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 014/00, dentre as especialidades do Psicólogo Escolar/Educacional sua atuação deve estar no âmbito da educação formal realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. Envolve, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- aprendizagem.
De acordo com suas características o Psicólogo Educacional não pode mais compactuar com o antigo paradigma que até então regia toda a nossa prática. Segundo Patto, as primeiras turmas de psicólogos na Universidade de São Paulo tinham a disciplina Psicologia do Escolar e problemas de aprendizagem... numa indicação clara de que o foco da atenção era o aluno. Durante muito tempo, permaneceu a ideia de que a prática desse profissional, cujos