APOSTILA VOLEIBOL 2015
INTRODUÇÃO
Voleibol é um dos esportes mais populares e bem sucedidos no mundo, tanto na sua forma competitiva quanto recreativa. É rápido, excitante e a ação é explosiva. O Voleibol compreende uma série de elementos sobrepostos os quais suas interações complementares o tornam único dentre os jogos disputados por rally.O
Voleibol é, entretanto, único dentre os esportes com rede que ainda insiste que a bola esteja sempre no ar – uma bola voadora – e permite que a equipe realize passes os jogadores de uma equipe antes da bola retornar ao adversário.
A QUADRA DE JOGO.
A quadra de jogo é um retângulo medindo 18 metros x 9 metros, circundada por uma zona livre de, no mínimo,
3 metros de largura em todos os lados. O espaço livre de jogo é o espaço sobre a área de jogo desprovido de qualquer obstáculo. O espaço livre de jogo deve medir, no mínimo, 7 metros a partir da superfície de jogo.
LINHAS DE MARCAÇÃO DA QUADRA
Todas as linhas possuem a largura de 5 centímetros. Devem possuir cor clara, diferente da cor do piso da quadra e de quaisquer outras linhas.
Linha de ataque
Em cada quadra há uma linha de ataque, cuja extremidade posterior é desenhada a 3 metros de distância a partir do eixo da linha central, marcando a zona de frente.
Zona de saque
A zona de saque é uma área de 9 metros de largura, situada após cada linha de fundo.
Zona de substituição
A zona de substituição é delimitada pelo prolongamento imaginário de ambas as linhas de ataque até a mesa do apontador.
Zona de troca do Líbero.
A Zona de Troca do Líbero é a parte da zona livre no lado do banco das equipes, limitada pela extensão da linha de ataque até a linha de fundo.
ALTURA DA REDE
A rede é colocada verticalmente sobre a linha central. Sua parte superior é ajustada a 2,43 metros do solo para os homens e 2,24 metros para as mulheres. Sua altura é medida a partir centro da quadra de jogo,não excedendo a altura regulamentar em mais de 2 centímetros.
ESTRUTURA DA REDE
A rede possui 1m de altura por 9,5