Apostila teoria humanística
Fundamentos da administração
Abordagem Humanística
Ou
Teoria das Relações Humanas
Abordagem Humanística ou Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas teve origem nos Estados Unidos e se desenvolveu a partir da conclusão da Experiência de Hawthorne, de Elton Mayo. Tal experiência foi considerada como um movimento de oposição à Teoria Clássica, que, por sua vez, já não se adequava ao modelo democrático.
O administrador da Teoria Clássica tinha como preocupação básica a civilização industrial baseada em tecnologia e método de trabalho e, na América democrática, isso passou a ser considerado, por sindicalistas, como um método camuflado de exploração de pessoal. Sendo assim, podemos dizer que a Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de reparar a desumanização do trabalho, utilizando métodos científicos. O desenvolvimento das ciências humanas como a sociologia e a filosofia ajudou a consolidar essa Teoria, uma vez que apontam os defeitos da Teoria Clássica com relação ao trabalhador.
A Experiência de Hawthorne
Foi uma experiência que, assim como tudo na época, visava o aumento da produção. O diferencial foi que ao invés de focar nos aspectos físicos e fisiológicos, a experiência mexia com a rotina dos trabalhadores. Hawthorne é uma cidade situada em Chicago e o experimento teve duração de 1927 até 1932, supervisionado por Elton Mayo.
Na primeira fase, dois grupos de operários que exerciam funções idênticas foram separados - enquanto um grupo permaneceu com seu ambiente de trabalho, o outro trabalhava sob intensidade de luz variada. O objetivo era conhecer o efeito da iluminação sob os funcionários. Conclusão: não foram encontradas correlações diretas entre as variáveis, mais, foi perceptível o que se chamou de ‘fator psicológico’, ou seja, quando a luz estava mais forte o subconsciente os fazia produzir mais e, quando a luz estava fraca ,a producao diminuía. Nessa fase, os pesquisadores consideraram o ‘fator