Ecoblock
Ecológica Pegada Ecol gica
Integrante:
Doalcir Pinto Tiago Ucker Luiz Carlos
Marcelo Albuquerque Leandro Vieira Ferreira
ECOBLOCK
Medir o impacto ambiental é um método mais complexo de medir o desempenho ambiental mas exige mais informações e pode variar segundo as condições basais do ambiente e efeitos complexos e multi-imbricados que várias fontes simultâneas de contaminação podem produzir. O ECOBLOCK mede o desempenho ambiental de produtos, projetos e operações, por sete construtos latentes: uso de água; uso de recursos; uso do solo; emissão de gases geradores de efeito estufa; emissão de poluentes hídricos; emissão de poluentes atmosféricos e geração de resíduos.
CONCEITO DE PEGADA ECOLÓGICA
Nasceu da nossa constante dependência da existência de alimentos, de uma fonte constante de energia, da capacidade de os vários resíduos que produzimos serem absorvidos e, assim, deixarem de constituir uma ameaça, bem como da disponibilidade de matérias-primas para os processos produtivos. é Contudo, o consumo tem aumentado significativamente, bem como a população mundial, pelo que o espaço físico terreste pode não ser suficiente para nos sustentar. Para assegurar a existência das condições favoráveis à vida que ainda hoje existem teremos que viver de acordo com a capacidade de carga do planeta
Avaliar até que ponto o nosso impacto já ultrapassou o limite é, portanto, essencial, pois só assim somos capazes avaliar se vivemos de forma sustentável. Isto não significa, claro, que se possa consumir e gastar mais ainda há pelo capacidade disponível: contrário, se queremos deixar espaço para as outras espécies e para os habitantes futuros, há que lhes reservar o máximo de espaço. Em todo o caso a taxa de consumo de “capital natural” já é superior à sua taxa de reposição, pelo que não há qualquer desculpa para continuar com práticas agressivas do ambiente.
Foram escolhidas várias categorias de terrenos (agrícola, pastagens, oceanos, floresta,