APOSTILA TE RICA DE QU MICA INORG NICA
A Química estuda as transformações da matéria. No início do desenvolvimento humano os primeiros instrumentos que dispunha para atender às necessidades mais prementes de sua existência eram construídos com galhos de árvore, ossos, pedras brutas e trabalhadas, dentes, chifres, todos eles materiais obtidos diretamente da natureza. Deste modo, nesta etapa inicial do desenvolvimento humano, não havia conhecimento químico envolvido.
É difícil afirmar quando o homem realizou a primeira transformação da matéria que pudesse ser entendida como um conhecimento químico. É provável que uma das primeiras transformações químicas realizadas pelo homem, embora não intencional, esteja associada ao uso do fogo, utilizado no fornecimento de calor e luz, e no cozimento de alimentos. Qual não deve ter sido a surpresa do homem primitivo em observar que em decorrência da ação do fogo a madeira se transformava em cinzas, a areia tomava forma de vidro ao ser resfriada e o barro se tornava mais resistente! A partir disso deve ter resultado o surgimento do domínio das técnicas de fabricação de vidro e utensílios de cerâmica.
No tocante ao uso de metais para a produção de utensílios, por técnicas primitivas como o martelamento, provavelmente se iniciou com aqueles metais encontrados em forma pura na natureza, como o ouro e cobre. Por serem relativamente moles, podiam ser moldados pela técnica do martelamento, que além da moldagem, aumentava a dureza e resistência dos utensílios produzidos. Alguns utensílios de ferro produzidos por estas técnicas primitivas, provavelmente utilizavam ferro proveniente de meteoritos, constituídos de ferro praticamente puro, que atingiram e atingem continuamente a superfície do planeta. O domínio destas técnicas primitivas de metalurgia permitiu a substituição gradativa dos instrumentos que o homem desenvolveu ao longo do período.
Posteriormente, o homem deve ter observado que o aquecimento da mistura de certas rochas com o carvão das