PLANEJAMENTO: SINÔNIMO DE NOVOS FRUTOS
O presente trabalho foi desenvolvido no objetivo de verificar as concepções de professores (as) da educação básica, de uma escola rede privada de ensino da cidade de Saúde - BA, sobre as contribuições para o exercício da prática pedagógica, proporcionadas pela utilização do planejamento, nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com cinco professores (as) utilizando-se de questionários com algumas questões a respeito do planejamento. Após analisadas, foram categorizadas, constatando-se que elaboração do planejamento é uma etapa importante na execução da prática de ensino. Observou-se a partir das respostas dos educadores, que o planejamento é uma atividade fundamental na vida do docente, nele deve está previstas às ações a serem realizadas, tendo como ponto de partida as necessidades do aluno e visando em seus objetivos e procedimentos, oportunizando uma leitura crítica da realidade.
O planejamento nos anos iniciais de ensino deve ter como foco o processo de leitura e escrita, possuir caráter processual e ser alvo de bastante reflexão. Também verificou-se que dentre os métodos e estratégias de ensino mais utilizadas na elaboração do planejamento, se inserem as aulas expositivas com o uso do livro didático e a inserção de jogos lúdicos e vídeos.
Observa-se, portanto que o tempo altera a forma e a necessidade de se refazer s nossos planejamentos. O ato de planejar é parte da história do ser humano, pois, o desejo de transformar aspirações em realidade concreta é uma preocupação que acompanha boa parte das pessoas. Ao iniciar o dia, o homem pensa e distribui suas atividades de acordo com o seu tempo e com suas necessidades: o que tem que fazer, como irá fazer, para que fazer e com o que fazer.
2 fundamentação teórica
As idéias sobre planejamento são amplamente discutidas na atualidade, mas por em prática, faz se necessário entender os conceitos atribuído