Apostila simples de desenho técnico
(Regra Básica - Para ler e entender)
Conceitos Básicos
Para começarmos a entender melhor a leitura de um desenho, vamos observar um exemplo simples: o aparelho de celular.
Observando a foto ao lado, vamos ver o celular em perspectiva. (meio de lado).
Agora olhamos completamente de frente, de cima e de lado, como na foto: (não virar nem um pouco, senão veremos o celular em perspectiva).
Chamamos então a posição de frente de ‘‘vista frontal, vista de frente ou elevação’’ Os lados direito e
.
esquerdo, chamamos de ‘‘vista lateral direita ou vista lateral esquerda’’
.
(é comum usar apenas uma vista
V. LATERAL DIREITA
(Olhando da direita p/esquerda)
ELEVAÇÃO
V. LATERAL ESQUERDA
(Olhando da esquerda p/direita)
PLANTA
lateral e se for necessário desenhamos a outra vista). E finalmente a parte de cima que chamamos de ‘‘Planta ou vista superior’’
.
*As fotos do exemplo não podem ser consideradas um desenho técnico.
Se fossem desenhadas teriam que ser indicadas as partes não visíveis com linhas tracejadas. O exemplo é apenas para mostrar as posições das vistas.
No Desenho Técnico temos que obedecer as normas de colocação dessas vistas no papel. Sendo que a vista frontal fica em cima, a planta embaixo na mesma proporção, e as vistas laterais ao lado da vista frontal, também na mesma proporção. Estando fora das posições e fora da proporção adequada, o desenho fica totalmente comprometido causando erros na leitura e posteriormente erros na elaboração da
peça a ser executada. (ver fotos do celular).
As partes de uma peça que não enxergamos, mas que existe visto do outro lado, são desenhados com linhas tracejadas, para indicar a sua existência. Já os furos, sejam circular ou quadrados, colocaremos traçoponto-traço, fazendo uma cruz em seu centro, que são chamadas de linha de centro. Essas linhas são mais finas que as do desenho, para não confundir com a peça.