Desenho segurança do trabalho
APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO PROF. PAULO SÉRGIO BARBOSA DOS SANTOS
1. DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO
O uso de desenho pelo homem é tão antigo quanto a nossa própria origem. Atualmente são conhecidos vários exemplos de desenhos que mostram cenas do dia-a-dia de nossos ancestrais. O desenho é um relato histórico, de uma época em que as nossas capacidades de comunicação oral e gestual eram incapazes de representar a riqueza de detalhes da realidade vivida pelo homem. Desde muito cedo, portanto o desenho passou a ser usado como recurso para representação de objetos, pessoas e animais.
Detalhes de desenhos das cavernas de Havberg, Noruega.
Represeentação egípcia do túmulo escriba Nakht 14 a.C.
1.1 Algumas modalidades de desenho Tradicionalmente o uso de esboços é feito durante as etapas de desenvolvimento. A apresentação do projeto, por outro lado usa uma representação normatizada. Isso quer dizer que são seguidas normas estabelecidas por órgãos nacionais e internacionais, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
1.1.1 Desenho de Observação Usado principalmente por artistas plásticos para adestramento do olho, registro de locais e situações e apreensão espacial, isto é, registro da disposição espacial de elementos da paisagem.
2
INSTITUTO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO PROF. PAULO SÉRGIO BARBOSA DOS SANTOS
1.1.2 Croqui ou Esboço Usado geralmente no desenvolvimento de projeto, aplica-se bem para comunicação de idéias em fase embrionária, o que faz com que seja bastante utilizado durante o processo criativo. É feito de forma rápida com as mãos, mas procura ser fiel às dimensões e proporções dos objetos retratados. Por isso o desenhista quando vai a campo e precisa registrar de forma rápida elementos de máquinas ou construtivos ele faz os esboços que posteriormente poderão ser desenhados de acordo com as normas de desenho. Veja a seguir o croqui do prédio do Congresso