Desenho de projetos
Disciplina: ARQ 3322 - Desenho Técnico II C
Revisão junho/2007
Autores (*)
Eng. Alexandre Sobral de Rezende
Arq. Larissa Rodrigues Gransotto
(*) Professores do Depto de Expressão Gráfica da Fac Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2
ARQ 3322 – DESENHO TÉCNICO INSTRUMENTADO
OBJETIVO:
A presente apostila tem como objetivo apresentar, de forma sintética, as normas e convenções usuais para representação dos projetos arquitetônicos de edificações.
Tem como finalidade servir de material de apoio para a disciplina de Desenho Técnico II C – (ARQ
3322) ministrada no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e encontra-se a disposição para “download” no site da disciplina (www.ufrgs.br/destec).
CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
Cabe salientar que a área específica de projetos de edificações possui particularidades na representação, seguindo em alguns casos as mesmas regras dos desenhos genéricos e, em outros, regras específicas. Verifica-se ainda, conforme pesquisa elaborada pelos professores das disciplinas de desenho técnico instrumentado do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (10), que nesta área os profissionais que atuam no mercado não seguem rigorosamente a norma NBR 6492/94, adotando, em alguns casos, convenções usuais consagradas pelo meio profissional que diferem da referida norma.
Face a crescente utilização de instrumentos computacionais para a elaboração de desenhos técnicos, verifica-se que alguns itens relativos à representação que necessitariam ser padronizados ainda não foram abordados pelas normas editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, mas estão sendo tratados por outras entidades, como, por exemplo, a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura –
ASBEA (1).
O presente trabalho não abrange critérios para a elaboração de projetos, os quais são tratados por
legislação,