Apostila Protocolos
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
PROTOCOLOS DE REDES DE COMPUTADORES
PROF. ESP. JOSIMAR CRUZ
MACAPÁ-AP
2015
INTRODUÇÃO
Grosso modo, protocolo é a “linguagem” usada para computadores
“conversarem” em uma rede. Por exemplo, através de um protocolo o transmissor pode informar ao receptor que tipo de dados ele está enviando.
Na realidade em uma comunicação dentre dois computadores vários protocolos são usados, cada um com uma finalidade diferente.
Por exemplo, quando você baixa e-mails para seu computador em uma rede local e supondo que o servidor de e-mails está fisicamente localizado na mesma rede (só para nosso exemplo ficar mais simples) há pelo menos quatro protocolos envolvidos. Supondo que uma rede local com arquitetura Ethernet (a mais comum) e que a pilha de protocolos usada seja a TCP/IP (a mais usada), então temos protocolos Ethernet, IP, TCP e SMTP envolvidos nesta comunicação. Neste caso específico, o protocolo SMTP, que é responsável pelo envio e recebimento de e-mails, passa os dados (cabeçalho e conteúdo dos emails) para o protocolo TCP. Este protocolo pega os dados recebidos e adiciona alguns dados de controle e, em seguida, passa o pacote de dados resultante para o protocolo IP. O protocolo IP por sua vez adiciona mais algumas informações de controle e passa o pacote de dados para o protocolo Ethernet, que adiciona ao pacote de dados mais algumas informações de controle e finalmente manda o pacote de dados para a rede.
PROTOCOLOS DE REDES
Um protocolo de comunicação é um conjunto de regras e convenções precisamente definidas que permitem a comunicação através de uma rede. Esse conjunto de regras estabelece como um computador conecta-se ao outro, como se identifica, quando pode enviar ou receber informações e quanto tempo pode esperar para que cada evento ocorra, bem como a forma de se desfazer a conexão. Os dados trocados por determinado protocolo são denominados PDU’s
(Protocol Data Units). Por exemplo: