Apostila PME's
Conhecer os diversos conceitos de pequena e média empresa;
Compreender a importância das pequenas e médias empresas no contexto brasileiro;
Saber diferenciar os conceitos atuais de pequenas e médias empresas e o conceito da norma internacional para PMEs implementada no Brasil.
1.1 INTRODUÇÃO As rápidas mudanças comportamentais, o aumento exacerbado da concorrência, os avanços tecnológicos e outras diversas questões são variáveis que constantemente acabam levando as pequenas e médias empresas em busca de novas soluções para suas dificuldades estruturais de sobrevivência. O gerenciamento efetivo, ou sua falta, constitui-se uma variável estrutural e comportamental que vem ao longo dos anos sendo estudada e, atualmente, tem-se percebido que essa é uma das questões basilares para futuro das organizações. Resnik (1990) cita em sua obra que entre os principais problemas encontrados na condução dos micro e pequenos negócios estão: macroeconomia, concorrência, falta de planejamento etc. o pilar é a incompetência na gestão empresarial, que tem sido o fator preponderante para a mortalidade destas empresas, fato este já detectado e apontado nas pesquisas realizadas pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e pequenas Empresas).
1.2 Definição e características de pequenas e médias empresas A delimitação do segmento pequenas e médias empresas se diversificou à medida que são encontrados novos elementos que são relevantes para sua caracterização. Algumas pesquisas abordam como característica fundamental o número de funcionários. Souza (2008) comenta que a definição legal de pequena empresa ocorreu primeiramente nos Estados Unidos, em 1948, pelo Selective Service Act, uma espécie de estatuto da pequena empresa, naquele país, e as premissas básicas para o enquadramento da pequena empresa seriam:
a) não poderia ter uma posição dominante no comércio ou na indústria;
b) não poderia fazer a