pilot
Este capítulo tem como objetivo definir o termo reciclagem e o que compreende os seus processos. Descreve e apresenta o fluxo de reciclagem e quais os atores envolvidos dentro das cadeias produtivas de reciclagem e especifica os processos de reciclagem para: alumínio, plástico e papel.
2.1 RECICLAGEM
O termo reciclagem consiste em repetir o ciclo de processos de produção de um produto ou serviço, utilizando-se como matéria-prima o resíduo descartado após o uso do produto.
Para compreender a reciclagem, é importante saber sobre o conceito de resíduos, deixando de enxergá-lo como algo sujo e inútil em sua totalidade (NANI,
2008, p.1).
Todo o tratamento ou mesmo processos de minimização do lixo ou resíduo sólido compreende-se como reciclagem, reprocessamento, reintrodução do material à produção e disponibilização do mesmo para a reutilização. O conceito de resíduo sólido se define por aquilo que é considerado lixo, porém, quando o lixo é coletado, separado ele poderá retornar à produção passando pelos processos de reciclagem, deixa de ser resíduo, e passa a ser matéria-prima secundária.
A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar materiais, cuja vida útil já se esgotou (sucatas de obsolescência) ou que foram gerados de forma não intencional (sucatas de processo), reintroduzindo-os na cadeia produtiva (ALCOA, 2009).
Reciclar não implica somente na transformação do lixo em um novo produto, mas também em economia de energia e recursos naturais, que proporciona a conservação do meio ambiente.
A reciclagem só ganhou os setores industriais quando passou a ser definida como estratégia de gestão ambiental e as organizações a assumiram como forma de serem identificadas como ambientalmente corretas. As indústrias recicladoras também são definidas como indústrias secundárias por transformarem lixo reciclável em matéria-prima secundária.
A reciclagem se divide em