IFRS para pequenas e Médias Empresas
Paula Cristina Cavalcante de Oliveira, Universidade Guarulhos Ciências Contábeis, paulacristina21052011@gmail.com
Eloisa De Moura Lopes, Universidade Guarulhos Ciências Contábeis, elolopes@yahoo.com
Guarulhos 2014
Folha de rosto
RESUMO
O objetivo dessa pesquisa é demonstrar as principais mudanças contábeis ocorridas na contabilidade brasileira a partir da adesão do International Financial Reporting Standards no Brasil. Será abordado mais especificamente as mudanças ocorridas nas Pequenas e Médias Empresas.
O avanço no mercado trouxe destaque às pequenas e médias empresas, devido ao desempenho e crescimento que estas tem tido ao longo de alguns anos. O crescimento dessas empresas tem feito com que gestores invistam no mercado exterior, o que torna necessário a criação de um método contábil com linguagem unificada entre países. Surge então no Brasil, a necessidade de adesão ao IFRS e quais seus principais impactos dentro da contabilidade nessas empresas. Neste estudo objetiva-se demonstrar essas mudanças, assim como os benefícios dessa adesão ao IFRS. Para tanto, será utilizado o método de estudo de caso, onde serão feitas pesquisas bibliográficas, descritiva e levantamento de dados, utilizando entrevista com contador específico. Com os dados obtidos poderemos concluir o grau de conhecimento do processo de convergência das normas contábeis.
PALAVRA- CHAVE: Pequenas e Medias Empresas. IFRS. Convergência Contábil.
1. INTRODUÇÃO
Com o crescimento do capitalismo como sistema econômico, foi notório que se tornaria indispensável uma maneira de controlar o patrimônio das companhias que estavam se tornando cada vez maiores. Nesse momento