Apostila náutica dos bombeiros
Bibliografia: • Curso Preliminar de Aquaviários – Diretoria de Portos e Costas – Ministério da Marinha • Navegar é Fácil – Geraldo Luiz Miranda de Barros • Aprenda a Navegar – João G. Schmidt • Arte Naval – Maurílio M. Fonseca – Vol. I e II
Página |2 NOTA: Esta apostilha foi elaborada para aprimorar os conhecimentos teóricos dos pilotos de lanchas do CBMERJ pelo 1° Tenente BM QOA/81 - Ivan Braz Pereira (Mestre de Cabotagem Setembro/2008.
Página |3 CONHECIMENTOS ELEMENTARES: EMBARCAÇÃO, DIMENSÕES LINEARES, DADOS NÃO LINEARES DIREÇÕES RELATIVAS,
EMBARCAÇÃO -é toda construção, feita de madeira, ferro, aço, fibra de vidro, ou da combinação desses e outros materiais, que flutua, sendo especificamente destinada a transportar, pela água, pessoas ou coisas.
DIREÇÕES RELATIVAS PROA - extremidade anterior do navio no sentido de sua marcha normal. A proa é a origem de contagem das marcações relativas. Corresponde aos 000° relativos. POPA - Extremidade posterior do navio. corresponde a 180° relativos. Para efeitos de marcações relativas corresponde a 180° relativos BORDOS - são as duas partes simétricas em que o casco (corpo principal da embarcação) é dividido por um plano vertical que contém a linha proa-popa. Denominamos de BORESTE (BE) a parte à direita de quem olha para a proa e de BOMBORDO (BB) a parte à esquerda. BOCHECHAS -partes curvas do costado de um e de outro bordo junto à proa. Para efeitos de marcações relativas a bochecha de BE está aos 045° da proa e a de BB aos 315° dela. TRAVÉS - não é uma parte da embarcação e sim uma posição em relação a ela. Tal posição é a perpendicular a linha proa-popa, aproximadamente, a meio navio. Para efeito de marcações relativas o través de BE está aos 090° graus da proa e o de BB aos 270° dela. ALHETAS - parte do costado de um e de outro bordo entre o través e a popa. Para efeitos de marcações relativas a alheta de BE está aos 135° da proa e a de BB aos 225° graus dela.
Página |4
DIREÇÕES RELATIVAS
PROA