apostila novas regras ortograficas da lingua portuguesa
Cursos de
Desenvolvimento de
Servidores (CDS)
NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Profª Drª Sandra Bassani
Realização:
2
NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
O objetivo deste curso é expor, de maneira objetiva, as alterações ortográficas introduzidas na língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em dezembro de 1990, por Brasil, Portugal, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste.
No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo n° 54, de 18 de abril de
1995. As novas regras passaram a valer a partir de 1° de janeiro de 2009, porém, até 31 de dezembro de 2012 será o período de transição, durante o qual ficam valendo as regras novas e antigas.
Esse Acordo é meramente ortográfico, restringindo-se à língua escrita; portanto, não afeta nenhum aspecto da língua falada. Ele também não é claro em vários aspectos, por isso, às vezes desperta mais dúvidas que certezas, e não elimina todas as diferenças ortográficas, mantendo algumas, modificando outras, e transformando muitas regras que já estavam consolidadas em exceções. No Brasil, apenas 0,5% das palavras sofrerão modificações. Em Portugal e nos outros países lusófonos esse percentual é de 1,6%.
Para tentar facilitar a aprendizagem das regras mais utilizadas, elaboramos um roteiro visando à utilização prática, com menos preocupação quanto a questões teóricas. Dessa forma, acreditamos que seja possível dominar as novas regras pelo uso cotidiano, e aquelas que são esporadicamente usadas podem ser consultadas em um bom guia ortográfico. Com o tempo, até as regras menos utilizadas vão sendo dominadas, se seu uso se tornar constante.
3
1 – O ALFABETO
1.1. O alfabeto passa a ter 26 letras, pois foram reintroduzidas as letras k, w e y, que passam a figurar no alfabeto nesta ordem:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z
Essas letras podem ser usadas principalmente:
a) na escrita de símbolos de